Sobre a Televisão
A idéia de trabalhar com imagens esta ligada a história da civilização. Já nos tempos primitivos, o homem deixava suas impressões em forma de desenhos para que gerações posteriores pudessem aprender ou os reverenciar.
A história da televisão deve-se a grandes matemáticos e físicos pertencentes às ciências exatas que entregaram para as ciências humanas um grande e poderoso veículo. Desde o início do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância e foi com o invento de Alexander Balin, em 1842, que obteve a transmissão telegráfica de uma imagem.
A televisão herdou algumas características do cinema, mas sua proximidade com o tempo presente, sua praticidade de estar dentro de um lar, deram possibilidades a tomar esse, o meio mais poderoso de transmissão de informações, déias e ideais. Não podemos dizer que a televisão não cumpre seu papel social, cumpre e às vezes mais eficiente que qualquer outro, mas quando esta em jogo interesses políticos e comerciais, ela consegue modificar os fatos na opinião popular.
A forma como a televisão interage na realidade social à qual ela se insere retoma a problemática sobre a capacidade que este meio de comunicação tem de alienar ou promover uma reflexão crítica sobre a realidade. A partir de fatos como a atual crise política no Brasil, perceber-se á que o "grande juiz" deste julgamento é o telespectador.
Há comumente, uma série de críticas relacionadas ao mecanismo produzido pela televisão, como podemos citar a do filósofo Pierre BOURDIEU, Em “Sobre a televisão” faz uma crítica aos jornalistas (especialmente televisivos), estabelecendo um paralelo entre o telejornalismo e a política.
Segue a dica de um livro super crítico, mas que vale muito a pena ler!
1 Comentários:
Amiga esse blog ta me dando um cansaço...rsrsrsr
Nunca sei sobre qual assunto escrever...
Beijos e boa sorte no seu blog!
Taty
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial